Disciplinas eletivas para Avaliação de Tecnologias em Saúde

Introdução à Avaliação de Preferências e QALY

Ementa: Princípios da utilização de instrumentos para aferição de qualidade de vida relacionada a saúde e preferências em relação a tecnologias na área da saúde. Desfechos centrados no paciente. Instrumentos genéricos e específicos para medir utilidades. Cálculos para avaliações econômicas com anos ajustados por qualidade de vida (QALY).
– introducao-avaliacao-preferencias-qaly

 

Avaliação Crítica da Literatura

Ementa: Avaliação da literatura científica de modo crítico identificando os tipos de pesquisa clínica mais frequentes, tais como ensaios clínicos, coortes, estudos de acurácia, caso-controle e estudos qualitativos. Avaliação crítica de artigos sobre acurácia, tratamento, prognóstico, revisões sistemáticas, análise econômica em saúde.
– avaliacao-critica-literatura

 

Revisão Sistemática e Metanálise

Ementa: Revisão sistemática e Metanálise. Pesquisa bibliográfica para revisões sistemáticas. Bases de dados. Colaboração Cochrane. Questão da pesquisa. Elaboração de protocolo de RS. A coleta de dados. Técnicas estatísticas. Metanálise de dados contínuos e dados categóricos. Softwares de metanálise.
– revisao-sistematica-e-metanalise

 

Tópicos Especiais em ATS

Ementa: Ética em ATS. A pesquisa ao longo dos tempos. Aspectos econômicos relacionados. História da Medicina. Interface entre ambiente/saúde. Filosofia: saúde x doença. As Ciência Sociais e sua participação na ATS. Conhecimentos em diversas áreas que, usualmente, agregam valor à avaliação de tecnologias em saúde, tais como o direito, a filosofia, a comunicação, dentre outros setores.
– topicos-especiais-em-ats

 

Modelagem e Avaliação Econômica

Ementa: Conceitos sobre modelagem em saúde. Criação de árvores de decisão e cadeias de Markov. Análise de decisão. Risco.
– modelagem-e-avaliacao-economica

 

Oficina de Redação Básica

Ementa: Oficina de redação científica básica. Regras e estilo de redação científica.

– oficina-de-redacao-basica

 

Oficina de Redação Avançada

Ementa: Oficina de redação científica avançada. Regras e estilo para publicação em revistas indexadas.

– oficina-de-redacao-avancada