Disciplinas eletivas para Ciências Cardiovasculares

Tópicos em Nutrição e Doenças Cardiometabólicas

Esta disciplina tem como principal objetivo, apresentar e debater conceitos, atualidades, divergências e fornecer ensinamentos avançados em relação aos aspectos nutricionais e de comportamento alimentar que contribuem para indução, prevenção e tratamento de doenças cardiometabólicas, bem como de promoção de saúde através da alimentação; contribuir para o esclarecimento dos estudos na área da nutrição e alimentação desde a pesquisa básica à prática clínica. Para tanto, ao longo da disciplina serão ministradas aulas, debatidos artigos relacionados a temas da disciplina e serão realizados estudos dirigidos.

 

Revisão sistemática e Metanálise

As revisões sistemáticas e meta-análises propõem-se em coletar toda evidência empírica disponível, de acordo com certos critérios de elegibilidade e métodos sistemáticos de redução de víeis, para resumir a evidencia em saúde, e influenciar deste modo, a implementação das melhores condutas baseadas em evidencia. A importância desses estudos se deve ao fato de que clínicos, pesquisadores, usuários, e gestores de saúde são frequentemente inundados de informação diariamente, dificultando, deste modo, a capacidade de interpretação e a correta incorporação destes achados na pratica clínica.
Na disciplina, exercícios práticos em relação a elaboração de meta-analises em problemas de saúde serão realizados com o uso do softwareComprehensive Meta-Analysis (Biostat, NJ, USA, versão 2.0, Windows, 2017).

 

Pesquisa Multiprofissional em Insuficiência Cardíaca, Terapias de Assistência Circulatório e Transplante Cardíaco

Fornecer aos alunos de mestrado os fundamentos teóricos, métodos e técnicas do conhecimento na Linha de pesquisa de insuficiência cardíaca e transplante cardíaco numa abordagem multidisciplinar visando ampliar as inovações na área das ciências cardiológicas.

 

Pesquisa Clínica em Cardiologia

Fomentar a discussão sobre tópicos de pesquisa na área das Ciências Cardiovasculares

 

Introdução a pesquisa operacional

A disciplina visa a desenvolver a visão crítica respeito das ferramentas de Pesquisa Operacional bem como seu uso como suporte a tomada de decisão em problemas diversos na área de saúde.

 

 

Seminário em Inovação e Tecnologia em Saúde

Estudo de métodos de análise molecular aplicados à Cardiologia; avaliação de mutações em canais iônicos como base para a gênese de arritmias cardíacas; síndrome do QT longo: bases genéticas; mutações em genes estruturais nas cardiopatias. Estudo dos microRNAs na Cardiologia: conhecimento do seu papel e implicações terapêuticas. Estudo de marcadores moleculares de doenças cardiovasculares. Células-tronco: uso na cardiopatia dilatada isquêmica e não-isquêmica e na cardiopatia chagásica.

 

 

Introdução à Cardiogenética Molecular

Serão apresentadas as principais novidades na genética cardiovascular com enfoque nos distúrbios multifatoriais e monogênicos, como as cardiomiopatias e arritmias hereditárias. Também serão abordados os métodos de diagnósticos moleculares e suas aplicações na prática clínica, além de introduzir conceitos básicos de genética e biologia molecular.