Disciplinas obrigatórias para Avaliação de Tecnologias em Saúde

Avaliação de Tecnologias em Saúde

Ementa: Princípios da avaliação tecnológica em saúde (ATS), sua função e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisões envolvendo tecnologias em saúde. Apresenta os tipos de ATS e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisão.
– avaliacao-de-tecnologias-em-saude

 

Bioestatítica

Ementa: Conceitos básicos da teoria da probabilidade. Análise exploratória de dados. Amostragem e estimação. Testes de hipóteses. Construção de distribuição de frequências (tabelas e gráficos), cálculos e interpretação de medidas descritivas.
– bioestatistica

 

Busca e Gerenciamento de Referências

Ementa: Apresentação das bases de dados na área da saúde e gerenciadores de referências. Descreve como elaborar estratégias de buscas sistematizadas e metodologicamente acuradas para a seleção das melhores evidências cientificas nas diversas bases de dados da área de saúde como Pubmed, Lilacs, Embase, Cochrane Database.
– busca-e-gerenciamento-de-referencias

 

Economia da Saúde

Ementa: Conceitos básicos de economia da saúde. A produção da saúde e a demanda por saúde e por serviços de saúde. A oferta e o mercado de serviços de saúde. Seguro de saúde. Eficiência. Tópicos especiais para a condução de avaliações econômicas em saúde.
– economia-saude

 

Epidemiologia Básica e Metodologia da Pesquisa

Ementa: Fundamentos da epidemiologia. Medidas de frequência de doença. Causalidade. Medidas de associação. Validade. Estudos de caso. Estudos transversais. Estudos coorte. Estudos de intervenção.
– epidemiologia-basica-e-metodologia-da-pesquisa