Disciplinas obrigatórias para Avaliação de Tecnologias em Saúde

Avaliação de Tecnologias em Saúde

Ementa: Princípios da avaliação tecnológica em saúde (ATS), sua função e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisões envolvendo tecnologias em saúde. Apresenta os tipos de ATS e a relação entre a pesquisa e a tomada de decisão.
– avaliacao-de-tecnologias-em-saude

Bioestatítica

Ementa: Conceitos básicos da teoria da probabilidade. Análise exploratória de dados. Amostragem e estimação. Testes de hipóteses. Construção de distribuição de frequências (tabelas e gráficos), cálculos e interpretação de medidas descritivas.
– bioestatistica

Busca e Gerenciamento de Referências

Ementa: Apresentação das bases de dados na área da saúde e gerenciadores de referências. Descreve como elaborar estratégias de buscas sistematizadas e metodologicamente acuradas para a seleção das melhores evidências cientificas nas diversas bases de dados da área de saúde como Pubmed, Lilacs, Embase, Cochrane Database.
– busca-e-gerenciamento-de-referencias

Economia da Saúde

Ementa: Conceitos básicos de economia da saúde. A produção da saúde e a demanda por saúde e por serviços de saúde. A oferta e o mercado de serviços de saúde. Seguro de saúde. Eficiência. Tópicos especiais para a condução de avaliações econômicas em saúde. Objetivo A economia da saúde tem se tornado um campo do saber cada vez mais importante e dinâmico, com especificidades que distinguem os bens e serviços de saúde de outros tipos. A disciplina tem dois objetivos principais. O primeiro é apresentar aos alunos os conceitos básicos e fundamentais de economia da saúde, necessários à compreensão da diferença entre a saúde e outros setores da economia, com ênfase no contexto em que as avaliações econômicas em saúde se inserem. O segundo objetivo da disciplina é instrumentalizar os alunos em alguns tópicos de economia (macroeconomia e economia internacional) e áreas afins como contabilidade e matemática financeira, necessários à condução de avaliações econômicas em saúde.
– economia-saude

Epidemiologia Básica e Metodologia da Pesquisa

Ementa: Fundamentos da epidemiologia. Medidas de frequência de doença. Causalidade. Medidas de associação. Validade. Estudos de caso. Estudos transversais. Estudos coorte. Estudos de intervenção.
– epidemiologia-basica-e-metodologia-da-pesquisa

Revisão Sistemática e Metanálise

Ementa: Revisão sistemática e Metanálise. Pesquisa bibliográfica para revisões sistemáticas. Bases de dados. Colaboração Cochrane. Questão da pesquisa. Elaboração de protocolo de RS. A coleta de dados. Técnicas estatísticas. Metanálise de dados contínuos e dados categóricos. Softwares de metanálise.
– revisao-sistematica-e-metanalise

Defesa de TCC

Ementa: Discussão do projeto com orientador. Conclusão da dissertação. Apresentação da dissertação perante a Banca. Objetivo Ao final da disciplina, o aluno deverá ter realizada a apresentação escrita e oral do trabalho de conclusão de curso perante Banca homologada pela Coordenação de Pós-Graduação. Conteúdo programático 1. Discussão do projeto com o orientador.

– defesa-de-TCC

Seminários para conclusão de curso

Ementa: Projeto do trabalho de conclusão de curso: escopo, método, cronograma e financiamento. Qualificação para apresentação.

seminários-para-conclusão-de-curso