Disciplinas obrigatórias para Ciências Cardiovasculares

Bioestatistica

A disciplina visa a oferecer ao aluno conhecimentos básicos sobre Bioestatística, de forma a permitir a compreensão e execução das análises iniciais dos dados de uma pesquisa. Serão discutidos: Aspectos históricos da estatística; formas de representação dos dados, introdução à estatística descritiva; medidas de tendência central; medidas de posição; medidas de tendência central; introdução à probabilidade; probabilidade condicional; distribuições de probabilidade; introdução à estatística inferencial; testes de hipótese paramétricos; testes de hipótese não-paramétricos; testes de correlação linear.

 

Bioética

A disciplina visa desenvolver no aluno capacidade de percepção e análise crítica de conflitos éticos em pesquisa com seres humanos; desenvolver a capacidade de percepção, análise crítica e propostas de resolução de conflitos éticos em pesquisas com animais não-humano; discutir conflitos éticos no desenvolvimento e aplicação de biotecnologias na área biomédica e da saúde humana; capacitar o aluno na identificação e análise de conflitos éticos que permeiam a sua atividade em pesquisa e no desenvolvimento de trabalhos e teses de forma ética (conhecimento sobre plágio; auto-plágio; fraude em pesquisa).

Epidemiologia Básica e Prática Clinica Baseada em Evidências

Epidemiologia, visando subsidiar o aluno no entendimento e manejo dos aspectos dos estudos epidemiológicos: Fundamentos da Epidemiologia; Medidas de Frequência de Doença; Causalidade; Medidas de Associação; Estudos de caso e Estudos transversais; Estudos coorte; Estudos caso-controle; Estudos de intervenção. Conhecimentos e habilidades necessárias para a realização da avaliação crítica dos tipos de pesquisas clínicas mais frequentes. Avaliação de ensaios clínicos, coortes, estudos de acurácia, caso-controle, estudos qualitativos,artigos sobre prognóstico, artigos sobre tratamento, revisões sistemáticas e análises econômicas.

 

Metodologia de Pesquisa e Redação Científica

Fornecer aos alunos de mestrado os fundamentos teóricos, métodos e técnicas do conhecimento na Linha de pesquisa de insuficiência cardíaca e transplante cardíaco numa abordagem multidisciplinar visando ampliar as inovações na área das ciências cardiológicas.

 

Seminário de Pesquisa para Dissertação I

Discussão de temas pertinentes às ciências cardiovasculares apresentados como propostas para a dissertação de mestrado. Introdução às técnicas de argumentação para instrumentalização do aluno na condução metodológica do projeto de pesquisa. Desenvolvimento do plano de busca de literatura científicos, seleção e exclusão de artigos pertinentes à pesquisa e desenvolvimento da citação acadêmica.

 

Seminário de Pesquisa para Dissertação II

Discussão teórico-metodológica em ressonância com a pesquisa em desenvolvimento. Coleta de Dados e apresentação de resultados.

 

Seminário de Pesquisa para Dissertação III

Discussão dos resultados de pesquisa e redação de artigos científico para publicação em revista indexada.