Edital – Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares

Instituto Nacional de Cardiologia Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares Edital de Seleção 2019

A Coordenação de Ensino e Pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares- 2019.

 

Sobre o Programa de Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares

O Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares do Instituto Nacional de Cardiologia é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Capes, multiprofissional e em funcionamento desde 2013.

O programa tem duração máxima de 24 meses, é gratuito e não fornece bolsas de estudo. Carga horária e outras informações estão disponíveis no site www.mestradoinc.com.br

Público-alvo

Candidatos com graduação concluída, em qualquer área das Ciências da Saúde.

Observações:

Para candidatos cursando programa de Residência (em qualquer área), somente serão admitidas inscrições a partir do segundo ano de Residência, e com documento  fornecido pela Coordenação de Residência, que ateste a compatibilidade da carga horária do residente com as atividades do Mestrado, durante os 24 meses do curso.

 

Inscrição

Formas de inscrição: on-line, através do site www.mestradoinc.com.br, ou presencial, entre 8:00 e 16:00 horas, na secretaria de Pós-Graduação (5º andar do Instituto Nacional de Cardiologia, rua das Laranjeiras 374- Laranjeiras-RJ).

Taxa de inscrição: R$150,00

Forma de pagamento: Pay pal , através do site da Fundação Pró-Coração (Fundacor) (www.fundacor.com.br)

 

Presencial:

Na inscrição presencial, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e apresentar os seguintes documentos obrigatórios (não é necessário autenticar nenhum documento):

  1. Diploma de graduação (original e 1 cópia);
  2. Duas fotos 3X4 recentes;
  3. Currículo Lattes atualizado;
  4. Carteira de identidade e CPF (originais e 1 cópia de cada), ou passaporte, no caso de candidatos estrangeiros;
  5. Anteprojeto de pesquisa impresso (com linha de pesquisa pretendida, conforme Edital; e título, introdução, objetivos, métodos, resultados esperados e referências);
  6. Carta de aceite do orientador (modelo em anexo).

 

Inscrição on-line

No caso de inscrição on-line, o candidato preencher o formulário de inscrição e encaminhar os itens acima designados, de forma digitalizada, para o e-mail inc.mestradocardiologia@gmail.com. Os originais dos  documentos deverão ser levados para conferência no dia da prova de língua inglesa.

Observações:

  • A inscrição será efetivada apenas após o pagamento da taxa de inscrição, sendo enviado e-mail de confirmação ao candidato. Caso o candidato não receba o e-mail de confirmação, deverá entrar em contato com a Fundacor através do telefone 2265-5331 ou do e-mail: contato@fundacor.com.br
  • Somente serão aceitas inscrições por procuração mediante documento oficial registrado em cartório.
  • A não entrega de qualquer dos itens no momento da inscrição (presencial ou on-line) acarretará na não homologação da inscrição.

 

Processo de seleção

Será realizado nas dependências do Instituto Nacional de Cardiologia, em local a ser divulgado (no site da Fundacor e por e-mail enviado aos inscritos).

A cada etapa, a pontuação obtida poderá variar de zero a 10 (dez).

1ª Etapa: Proficiência em Inglêseliminatória.

Será avaliada a proficiência na língua inglesa através da análise da compreensão de texto em língua inglesa, sem consulta a dicionário ou uso de dispositivos de tradução.

As notas poderão variar de zero a 7,0 (sete). Será considerado aprovado e apto à segunda etapa do processo seletivo o candidato que obtiver nota mínima de 7 (sete).

Como substitutos à avaliação de proficiência, serão aceitos comprovantes externos de proficiência em língua inglesa (TOEFL, IELTS, Cambridge etc) dos últimos 5 anos, sujeitos à aprovação da Coordenação. O candidato deverá, no ato da inscrição, solicitar a dispensa, por escrito, à Coordenação, anexando o comprovante de proficiência. No caso de inscrição presencial, o candidato deverá apresentar o comprovante original, para conferência. No caso de inscrição on-line, o candidato deverá digitalizar e encaminhar o comprovante juntamente com os outros documentos solicitados, devendo apresentar o original por ocasião da entrevista, caso seja aprovado para a segunda etapa do processo seletivo.

Candidatos aprovados na proficiência em inglês em processos seletivos anteriores (até 2 anos) do Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares ou de outros programas de pós-graduação estarão dispensados de nova avaliação de proficiência, devendo para isso solicitar a dispensa, por escrito, à Coordenação, e fornecer o comprovante de aprovação, no caso de programas externos.

Não será permitido ao candidato portar telefones celulares, laptops ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos durante a realização da prova.

2ª Etapa: Análise curricular e entrevista- classificatória

Será realizada entrevista por banca examinadora composta de 3 (três) professores do curso (anexo 2), na qual serão avaliados o anteprojeto de pesquisa apresentado pelo candidato no ato da inscrição e o currículo.

O currículo será avaliado em termos de desempenho acadêmico, produção intelectual e experiência na área de pesquisa (anexo 3). A nota máxima atribuída ao currículo será de 5,0 (cinco).

O anteprojeto de pesquisa deverá se enquadrar nas linhas de pesquisa abaixo relacionadas com o nome do orientador. Deverá obrigatoriamente conter título, introdução, objetivos, métodos, resultados esperados e referências. A nota máxima atribuída ao anteprojeto será de 5,0 (cinco).

A nota final será o somatório da avaliação do currículo e do anteprojeto. A nota mínima para classificação é de 7,0 (sete).

 

Linhas de Pesquisa

Nome Áreas de pesquisa Orientadores
 

Pesquisa clínica e translacional em saúde cardiovascular

Fatores de risco cardiovascular, aterosclerose e doença arterial coronariana

Doença orovalvar e endocardite infecciosa

Biologia molecular em Cardiologia

Insuficiência cardíaca, terapias de assistência circulatória e transplante cardíaco

Cardiopatia chagásica

Estudos não invasivos de imagem cardiovascular

Nutrição em Cardiologia

Fisioterapia em Cardiologia

Educação Física e saúde cardiovascular

Alexandre Siciliano Colafranceschi

Andrea Rocha De  Lorenzo

Annie Seixas Bello Moreira

Cristiane Lamas

Daniel Kasal

Eduardo Tibiriçá

Glauber Dias

Graziele Huguenin

Helena Cramer

Luiz Fernando Rodrigues Jr

Mauro Mediano

Tereza Cristina Felippe Guimarães

 

 

Pesquisa em inovação e gestão  na área cardiovascular Pesquisa operacional em ciências cardiovasculares

Gestão de processos em ciências cardiovasculares

Inovação em Cardiologia

 

 

Alexandre Siciliano Colafranceschi

Andrea Rocha De  Lorenzo

Tereza Cristina Felippe Guimarães

 

 

 

Número de Vagas

Sete (07) vagas efetivas e dez (10) vagas para estágio probatório.

 

  • Os candidatos com nota mínima de 7,0 (sete), mas excedentes ao número de vagas, poderão ser convocados de acordo com sua classificação, caso haja desistência de candidatos classificados dentre os 10 primeiros colocados, e de acordo com a disponibilidade de vagas nas linhas de pesquisa. As convocações poderão se dar até 7 (sete) dias após o início das aulas de acordo com o calendário acadêmico anual divulgado pela Coordenação.

 

  • Estágio probatório: O estágio probatório consiste na possibilidade de candidatos que obtiveram nota mínima de 7,0 (sete), após entrevista e análise de currículo, cursarem as disciplinas do Mestrado e desenvolverem o projeto de pesquisa, com vistas ao ingresso preferencial no ano seguinte. A oferta de vagas de estágio probatório se dará de acordo com a disponibilidade de vagas na linha de pesquisa, a critério da Coordenação.
    • O aluno em estágio probatório deverá se submeter, quando do processo seletivo do ano subsequente ao seu estágio, a entrevista com apresentação do projeto. Não será permitida a continuidade no estágio caso não ocorra aprovação após entrevista e apresentação do projeto.
    • O aluno em estágio probatório terá admissão preferencial no ano subsequente, dentro do número de vagas disponíveis, desde que tenha sido aprovado por nota e assiduidade em todas as disciplinas obrigatórias e tenha sido aprovado na entrevista e apresentação de projeto. O projeto deve incluir título, introdução, objetivos, métodos, resultados esperados e referências.

 

Calendário

Data Atividade
04 a 31 de outubro Inscrições
07 de novembro (10:00-12:00) Prova de Proficiência (língua inglesa)
14 de novembro (09:00-17:00) Entrevista
26 de novembro Resultado final
02 a 31 de janeiro de 2019 Matrícula
Março de 2019 Início das aulas

 

Os candidatos selecionados para entrevista serão comunicados por telefone e e-mail após a prova de proficiência em inglês.

Os horários das entrevistas serão definidos pela Coordenação e comunicados por telefone e e-mail.

A listagem final de aprovados estará disponível na secretaria de Pós-Graduação e nos sites do Mestrado INC e da FUNDACOR.

 

OBSERVAÇÕES:

  • Os candidatos não aprovados terão até trinta dias para retirar seus documentos na secretaria do Programa. Após esse prazo, os documentos serão inutilizados.
  • A ausência no processo seletivo resulta na eliminação automática do candidato. Não haverá a possibilidade de aplicação de provas ou entrevista em datas ou horários diferentes dos previstos neste Edital.

 

Maiores informações pelo telefone (21) 3037-2288

 

Comissão Organizadora

Prof.ª Andrea Rocha De Lorenzo

Prof.ª Cristiane Lamas

Prof. Eduardo Tibiriçá

Prof.ª Helena Cramer Veiga Rey

Prof. Luiz Fernando Rodrigues Jr

Prof.ª Tereza Cristina Felippe Guimarães