Edital – Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares

edital-mestrado

Instituto Nacional de Cardiologia Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares Edital de Seleção 2018

A Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Cardiologia, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições, conforme calendário, para o Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares- 2018.

As inscrições poderão ser feitas on-line, ou de forma presencial, entre 9:00 e 14:00 horas, na secretaria de Pós-Graduação (5º andar do Instituto Nacional de Cardiologia, rua das Laranjeiras 374- Laranjeiras-RJ).

Poderão inscrever-se os candidatos com graduação concluída em qualquer área das Ciências da Saúde.

 

Inscrição

 

Taxa de inscrição: R$150,00

Forma de pagamento: boleto bancário emitido pela Fundacor.

Formas de inscrição: presencial ou on-line.

Presencial:

Realizada na secretaria de pós-graduação, localizada no quinto andar do Instituto Nacional de Cardiologia, de segunda a sexta-feira das 9:00 às 14:00.

Na inscrição presencial, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e apresentar os seguintes documentos obrigatórios (não é necessário autenticar nenhum documento):

  1. Diploma de graduação (original e 1 cópia);
  2. Duas fotos 3X4 recentes;
  3. Currículo Lattes atualizado; ou currículo em formato Lattes, no caso de candidatos estrangeiros sem CPF;
  4. Carteira de identidade e CPF (originais e 1 cópia de cada), ou passaporte, no caso de candidatos estrangeiros;
  5. Anteprojeto de pesquisa (com linha de pesquisa pretendida, conforme Edital; e título, introdução, objetivos, métodos, resultados esperados e referências);
  6. Carta de aceite do orientador (modelo em anexo).

On-line:

No caso de inscrição on-line, o candidato deverá encaminhar a ficha de inscrição bem como os mesmos itens acima designados, de forma digitalizada, para o email inc.mestradocardiologia@gmail.com

Após o recebimento da ficha de inscrição e dos documentos, será gerado boleto bancário, enviado por email para o candidato. Apenas após o pagamento do mesmo a inscrição será efetivada, sendo enviado email de confirmação ao candidato. Caso o candidato não receba o email de confirmação, deverá entrar em contato com a Fundacor através do telefone 2265-5331 ou do e-mail: contato@fundacor.com.br

 

Observações:

  • Somente serão aceitas inscrições por procuração mediante documento oficial registrado em cartório.

 

  • A não entrega de qualquer dos itens no momento da inscrição (presencial ou on-line) acarretará na não homologação da inscrição.

 

Processo de seleção

 

Será realizado nas dependências do Instituto Nacional de Cardiologia, em local a ser divulgado (no site da Fundacor e por email enviado aos inscritos).

A cada etapa, a pontuação obtida poderá variar de zero a 10 (dez).

1ª Etapa: Proficiência em Inglêseliminatória.

Será avaliada a proficiência na língua inglesa através da análise da compreensão de texto em língua inglesa, sem consulta a dicionário ou uso de dispositivos de tradução.

Será considerado aprovado e apto à segunda etapa do processo seletivo o candidato que obtiver nota mínima de 7 (sete).

Como substitutos à avaliação de proficiência, serão aceitos comprovantes externos de proficiência em língua inglesa (TOEFL, IELTS, Cambridge etc) dos últimos 5 anos, sujeitos à aprovação da Coordenação. O candidato deverá, no ato da inscrição, solicitar a dispensa da avaliação de proficiência, por escrito, à Coordenação, anexando o comprovante de proficiência. No caso de inscrição presencial, o candidato deverá apresentar também o comprovante original, para conferência. No caso de inscrição on-line, o candidato deverá digitalizar e encaminhar o comprovante juntamente com os outros documentos solicitados, devendo apresentar o original por ocasião da entrevista, caso seja aprovado para a segunda etapa do processo seletivo.

Candidatos aprovados na proficiência em inglês em processos seletivos anteriores (até 2 anos) do Mestrado Profissional em Ciências Cardiovasculares ou de outros programas de pós-graduação estarão dispensados de nova avaliação de proficiência, devendo para isso solicitar a dispensa, por escrito, à Coordenação, e fornecer o comprovante de aprovação, no caso de programas externos.

Não será permitido ao candidato portar telefones celulares, laptops ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos durante a realização da prova.

2ª Etapa: Análise curricular e entrevista- classificatória

Será realizada entrevista por banca examinadora composta de, no mínimo, dois professores do curso, na qual serão avaliados o anteprojeto de pesquisa apresentado pelo candidato no ato da inscrição e a motivação pela escolha do curso, esta última avaliada como redação realizada no dia da entrevista.

O currículo será avaliado em termos de desempenho acadêmico, produção intelectual e experiência na área de pesquisa.

O anteprojeto de pesquisa deverá se enquadrar nas linhas de pesquisa abaixo relacionadas com o nome do orientador.

O anteprojeto (até 5 páginas) deve obrigatoriamente conter título, introdução, objetivos, métodos, resultados esperados e referências.

A nota mínima para classificação é de 7,0 (sete).

 

Número de Vagas

Dez (10) vagas efetivas e dez (10) vagas para estágio probatório.

As vagas serão distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa.

  • Os candidatos com nota mínima de 7,0 (sete), mas excedentes ao número de vagas, poderão ser convocados de acordo com sua classificação, caso haja desistência de candidatos classificados dentre os 10 primeiros colocados, e de acordo com a disponibilidade de vagas nas linhas de pesquisa. As convocações poderão se dar até 7 (sete) dias após o início das aulas de acordo com o calendário acadêmico anual divulgado pela Coordenação.

 

  • Estágio probatório: O estágio probatório consiste na possibilidade de candidatos que obtiveram nota mínima de 7,0 (sete), após entrevista e análise de currículo, cursarem as disciplinas do Mestrado e desenvolverem o projeto de pesquisa, com vistas ao ingresso preferencial no ano seguinte. A oferta de vagas de estágio probatório se dará de acordo com a disponibilidade de vagas na linha de pesquisa, a critério da Coordenação.
  • O aluno em estágio probatório deverá se submeter, quando do processo seletivo do ano subsequente ao seu estágio, a entrevista com apresentação do projeto. Não será permitida a continuidade no estágio caso não ocorra aprovação após entrevista e apresentação do projeto.
  • O aluno em estágio probatório terá admissão preferencial no ano subsequente, dentro do número de vagas disponíveis, desde que tenha sido aprovado por nota e assiduidade em todas as disciplinas obrigatórias e tenha sido aprovado na entrevista e apresentação de projeto. O projeto deve incluir título, introdução, objetivos, métodos, resultados esperados e referências.

 

Linhas de Pesquisa

Nome Linhas de pesquisa e orientadores
 

Pesquisa clínica e translacional em saúde cardiovascular

-Nutrição e saúde cardiovascular (Annie Seixas Bello Moreira, Graziele Huguenin)

-Pesquisa clínica em endocardite e doenças infecciosas com repercussões cardiovasculares (Cristiane Lamas)

-Pesquisa multidisciplinar em insuficiência cardíaca, terapias de assistência circulatória e transplante cardíaco (Alexandre Siciliano Colafranceschi, Tereza Cristina Felippe Guimarães)

-Estudos avançados em imagem cardiovascular (Andrea De Lorenzo, Ilan Gottlieb)

– Cardiopatias hereditárias e arritmias cardíacas (Glauber Dias, Fernando Cruz)

-Aplicações da Biologia molecular em Cardiologia (Glauber Dias)

– Estudos não invasivos da microcirculação em doenças cardiovasculares e metabólicas (Eduardo Vera Tibiriçá)

Inovação, desenvolvimento e gestão em Cardiologia – Pesquisa operacional para a gestão otimizada de processos no âmbito da saúde cardiovascular (Alexandre Siciliano Colafranceschi, Denizar Vianna, Helena Cramer, Tereza Cristina Felippe Guimarães)

– Estudos epidemiológicos em Cardiologia (Denizar Vianna, Helena Cramer)

– Modelagem e simulação 3D em Cardiologia (Bruno Azevedo)

-Terapia celular em Cardiologia (Antonio Carlos Campos de Carvalho)

– Desenvolvimento e aplicações de células-tronco pluripotentes induzidas (Antonio Carlos Campos de Carvalho)

 

Calendário

Data Atividade
02 a 31 de outubro Inscrições
29 de novembro (9:00-11:00) Prova de Proficiência (língua inglesa)
30/11 e 01/12 (9:00-17:00) Entrevista e redação
 04 de dezembro Resultado final
08 a 31 de janeiro de 2018 Matrícula
07 de março de 2018 Início das aulas

 

Os candidatos selecionados para entrevista serão comunicados por telefone e e-mail após a prova de proficiência em inglês.

Os horários das entrevistas serão definidos pela Coordenação.

A listagem de aprovados estará disponível na secretaria de Pós-Graduação e no site do Mestrado

 

OBSERVAÇÕES:

  • Os candidatos não aprovados terão até trinta dias para retirar seus documentos na secretaria do Programa. Após esse prazo, os documentos serão inutilizados.
  • O programa não oferece bolsas de estudo aos aprovados.
  • A ausência no processo seletivo resulta na eliminação automática do candidato. Não haverá a possibilidade de aplicação de provas em datas ou horários diferentes dos previstos neste Edital.

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas (MPO=obrigatórias; MPE=eletivas) Código Créditos Carga horária
Pesquisa em insuficiência cardíaca, terapias de assistência circulatória e transplante cardíaco MPE 03 3 45

Pesquisa clínica em Cardiologia

MPE 04 3 45
Pesquisa translacional em Cardiologia: Cardiologia molecular, uso de células-tronco e terapia celular MPE 05 3 45

Bioestatística

MPO 01 4 60

Bioética

MPO 02 3 45
Metodologia de pesquisa e redação científica MPO 03 4 60

Epidemiologia básica e Prática clínica baseada em evidências

MPO 04 4 60

Seminário de Pesquisa para Dissertação I

MPO 05 10 150

Seminário de Pesquisa para Dissertação II

MPO 06 10 150

Seminário de Pesquisa para Dissertação III

MPO 07 10 150

Créditos necessários para a defesa: todas as disciplinas obrigatórias e 01 (uma) disciplina eletiva.

 

Comissão Organizadora

Prof.ª Andrea Rocha De Lorenzo

Prof.ª Cristiane Lamas

Prof.ª Helena Cramer Veiga Rey

Prof.ª Tereza Cristina Felippe Guimarães