Sobre o curso em Avaliação de Tecnologias em Saúde

mestrado-inc-ats

O programa de mestrado profissional em Avaliação de Tecnologias em Saúde foi criado em 2013, a partir da necessidade de formar recursos humanos com capacidade para oferecer suporte à tomada de decisão, em especial quanto à incorporação de novas tecnologias. As decisões para o planejamento de serviços e sistemas de saúde consideram inúmeros fatores e dentre estes a avaliação econômica como uma importante ferramenta.

Avaliação de Tecnologias em Saúde é um processo que se caracteriza por investigar as consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização de tecnologias emergentes ou já existentes, desde sua pesquisa e desenvolvimento até a obsolescência.

Tecnologia em saúde é um termo que abrange qualquer medicamento, dispositivo, programa ou protocolo assistencial, equipamento, procedimento, sistema organizacional e educacional. É uma área de atuação multidisciplinar, onde os profissionais utilizam modelos analíticos para criar uma estrutura de estudo comparativo.

O programa se propõe estimular uma visão crítica do profissional para o reconhecimento da relação entre a pesquisa e a tomada de decisão envolvendo tecnologias em saúde. E espera que, após a integralização do programa, o egresso possa agregar valor na gestão em saúde, com especial foco na saúde pública. O aluno deve produzir um produto aplicável à sua prática profissional.