Linhas de pesquisa para CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES

Pesquisa Clínica e Translacional em Saúde Cardiovascular

Estudo de pacientes com insuficiência cardíaca avançada – cuidados paliativos, assistência multidisciplinar, uso de assistência circulatória e transplante cardíaco. 
Pesquisa de fatores dietéticos envolvidos na fisiopatologia de aterosclerose; pesquisa de novas terapias nutricionais aplicadas a subgrupos especiais de pacientes:
– Hipercolesterolemias graves
– Coronariopatas
– Cardiopatas desnutridos
– Pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Estudos de agentes etiológicos de endocardite infecciosa, avaliação de métodos de diagnóstico de endocardite; estratégias terapêuticas na endocardite: avaliação dos resultados cirúrgicos, novas terapias antimicrobianas; estudo da endocardite em subgrupos especiais de pacientes.
Pesquisa clínica de métodos de imagem cardiovascular:
– Cintilografia miocárdica
– Angiotomografia coronariana
– Ressonância magnética cardíaca.

Inovação, Desenvolvimento e Gestão em Cardiologia

Pesquisa com células-tronco, biologia molecular, cultura de células em cardiologia, estudos de vasorreatividade microvascular. Avaliação do uso de células-tronco na doença coronariana aguda e na doença coronariana crônica, na cardiopatia chagásica e nas miocardiopatias dilatadas:
efeitos sobre a função miocárdica e a sobrevida dos pacientes.

Biologia molecular em cardiologia:
– Estudo da genética da cardiomiopatia hipertrófica.
Genotipagem de pacientes com cardiomiopatia hipetrófica e seus familiares. Avaliação de canalopatias em pacientes com história de morte súbita e pesquisa da genética das canalopatias e da síndrome do QT longo.
Avaliação das células progenitoras endoteliais (número e funcionalidade) em pacientes coronariopatas.
Estudo da reatividade microvascular em diferentes subgrupos de pacientes cardiopatas.

Pesquisas aplicadas e inovadoras em ciência, tecnologia e inovação, que atendam à demanda produção de saberes relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento nas áreas de cardiologia, cirurgia cardíaca e afins. Promove a geração de novos produtos, processos e serviços possibilitando a escalada na trajetória da economia do conhecimento e da economia criativa.  

Pesquisas para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com foco nos serviços de saúde e no impacto social dos resultados, abrangendo as vertentes acadêmica e aplicada, com forte emprego de  Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) empregando dados de saúde pública e privada.  Promove o aperfeiçoamento dos mecanismos de difusão e democratização de ações à sociedade, que resultam em diversas produções acadêmicas e técnicas, incremento da popularização da ciência e da cidadania e o fortalecimento da educação em saúde,.

Estudos epidemiológicos e de gestão em saúde, com orientação na colaboração nacional e intenacional de pesquisa, para apoio aos processos de decisão e fortalecimento do controle social e da participação social  em benefício da população. Utiliza principalmente bases dados de amplitude nacional, realizando cruzamentos, organização, gerenciamento e análises de dados, empregando análises estatísticas e aplicação das técnicas de ciência de dados e inteligência artificial.

Instituto Nacional de Cardiologia 
Rua das Laranjeiras, 374 – Laranjeiras
Rio de Janeiro – RJ, 22240-006, Brasil

pt_BRPortuguês do Brasil